O Projeto

O Projeto Realeca visa despertar na criança e no adolescente o cuidado pelos seus pertences. Incentiva a autonomia dos acolhidos, trabalhando a educação financeira, o planejamento pessoal, a disciplina e o respeito às regras, buscando formar cidadãos preparados para viver fora do acolhimento institucional.

Existe na Casa do Bom Menino uma lojinha interna, com uma moeda própria – o Realeca (Real + ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente) e uma mini agência bancária em que os créditos e débitos do Realeca são conquistados a partir da lógica do merecimento, da disciplina, do respeito e do comprometimento com os compromissos (como a escola, por exemplo). Há uma avaliação diária e uma comissão de educadores responsáveis por acompanhar o cumprimento das obrigações e tarefas.

Justificativa do Projeto

A entidade recebe doações de roupas e outros artigos com muita freqüência. Tais doações são imprescindíveis para o funcionamento cotidiano do abrigo. Contudo, a partir da experiência diária com as crianças e adolescentes atendidos, percebe-se uma desvalorização e desrespeito aos pertences e presentes recebidos, caracterizando um comportamento marcado pelo consumismo e pela valorização excessiva dos bens materiais em detrimento dos valores pessoais e sociais.

Outro fator observado, é que por existir uma cultura assistencialista, os acolhidos acabam ficando alienados em relação ao valor agregado das roupas, calçados e objetos pessoais. Portanto, pensando na formação de cidadãos preparados para viver fora do abrigo, o Projeto Realeca visa despertar na criança ou adolescente o cuidado pelos seus pertences através de seu esforço e merecimento. Além disso, o Projeto busca incentivar a autonomia dos acolhidos, trabalhando a educação financeira, o planejamento individual, a disciplina e o respeito às regras.

Objetivos

  • Crianças e adolescentes autônomos, capazes de planejarem-se financeiramente;
  • Aprendizagem da matemática de forma lúdica;
  • Maior valorização dos pertences e diminuição do desperdício e consumo exagerado de roupas, brinquedos, alimentos e insumos;
  • Diminuição do índice de evasão e faltas escolares;
  • Organização dos pertences das crianças e adolescentes de forma individualizada, diminuindo as perdas e desrespeito aos pertences do próximo;
  • Melhores hábitos de higiene pessoal e práticas constantes de cuidado e limpeza com os espaços coletivos

Resultados

Desde 2012, muitas mudanças significativas foram observadas. As crianças e adolescentes se tornaram mais conscientes de sua cidadania e da responsabilidade pelos seus pertences e pelos bens coletivos, diminuindo assim, o desperdício. Aprenderam a conhecer os custos e a dinâmica do mercado tornem-se mais autônomos e capazes de realizar seu próprio planejamento financeiro como parte da construção de seus projetos de vida.

Outro fator observado, é que por existir uma cultura assistencialista, os acolhidos acabam ficando alienados em relação ao valor agregado das roupas, calçados e objetos pessoais. Portanto, pensando na formação de cidadãos preparados para viver fora do abrigo, o Projeto Realeca visa despertar na criança ou adolescente o cuidado pelos seus pertences através de seu esforço e merecimento. Além disso, o Projeto busca incentivar a autonomia dos acolhidos, trabalhando a educação financeira, o planejamento individual, a disciplina e o respeito às regras.

Metodologia

Em cada uma das Casas do abrigo, existe uma pasta do Realeca que contém três fichas de avaliação diária:

  • Ficha 1 – Freqüência à escola e aos compromissos
  • Ficha 2 – Respeito aos colegas e funcionários
  • Ficha 3 – Limpeza e higiene

Os Educadores são responsáveis por evoluir diariamente as fichas conforme o comportamento individual de cada um. No final do mês as fichas são entregues ao responsável pelo Projeto que fará a contabilização dos pontos e a divisão financeira de todos os acolhidos. A loja é aberta uma vez por mês, e cada um deve comprar de acordo com a quantia recebida. Há ainda a opção de poupar realecas através do banco, ou ainda parcelar as dividas se o acolhido tiver crédito na loja. No final do ano, há décimo terceiro e ocasionalmente há aumento de salário.

Produtos da Loja

  • Vestuário: roupas, sapatos, chinelos, chuteiras, tênis, óculos de sol, bonés, bijuterias, meias, roupas intimas, carteiras, bolsas e relógios.
  • Artigos de higiene e cuidados pessoais: talcos, desodorantes diferenciados, absorventes, produtos anti-acne, escova de dente, pasta de dente, algodão, shampoo, condicionador, cremes para o cabelo, gel, tintura, creme hidratante, lâmina de barbear, perfume, esmaltes, lixas e palitos de unha, alicate, cortador de unha, chapinha, secador de cabelo, maquiagem, acetona, cotonetes, óleo de cabelo e de corpo, pinça, sabonete, água oxigenada, descolorante, unhas postiças, esponja de banho, cera e papel de depilação e protetor solar, acessórios para o cabelo.
  • Alimentos: macarrão instantâneo, salgadinhos, balas, chicletes, refrigerantes, bolachas e chocolates.
  • Brinquedos: jogos de vídeo - game, jogos educativos, bonecas, ursos
  • Passeios: Viagens, lan-house, ingresso para o cinema, parque de diversão, circo, teatro e outras atividades de lazer.
  • Materiais de escola: Cadernos, fichários, folhas, papeis, cartão, estojos, canetas, canetinhas, lápis, réguas, tesouras, cola, cola gliter, agendas, diários, marca textos, adesivos, livros, gibis,
  • Outros: Dia da beleza em um salão, revelação de fotos, pilhas, caixa de som para mp3, CDs, DVDs, pen drive entre outros...

Depoimento dos participantes

O Realeca é bom, pois aprendemos a valorizar o que temos
e a cuidar do nosso dinheiro

N. 10 anos

Eu gostaria de ganhar mais dinheiro, mas para isso preciso bagunçar menos e ir para a escola todos os dias

L. 14 anos