Menino Gourmet foi iniciado quinta-feira 26/07

Menino Gourmet foi iniciado quinta-feira 26/07

A 6ª edição do projeto Menino Gourmet, realizado na Casa do Bom Menino, teve início na quinta-feira passada, às 19h, e vai até o dia 6 de dezembro. Acontece na rua Machado de Assis, 593 , na Nova América. O projeto e o cronograma foram apresentados aos parceiros e aos alunos em um coffee break preparado pelos adolescentes que já participam do curso. Serão 34 aulas de terça-feira e quinta-feira das 19h às 21h. O curso é ministrado na cozinha escola do projeto Menino Gourmet na Casa do Bom Menino. É gratuito e aberto à adolescentes a partir dos 14 anos. O financiamento é da Caterpilar e Oji Papéis Especiais, através do Fumdeca (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).

O projeto começou em 2012, quando houve a necessidade de obter uma renda para que os adolescentes pudessem realizar atividades. Então, puderam produzir pães e vender para os próprios funcionários do abrigo. Em seu primeiro ano, foram mais de 40 crianças e adolescentes que passaram pelas oficinas e dentre estes, 10 se formaram e concluíram o curso com mais de 50% de frequência. De 2012 a 2017 o projeto teve 100 pessoas formadas com o curso profissionalizante Menino Gourmet.

O curso tem capacidade para atender 30 pessoas por ano, porém como não são todas que continuam até o final, por isso, começa com cerca de 45 pessoas, para formarem pelo menos 25 no final. O curso conta com professores voluntários do Colégio Poli Brasil e Master Plan, bem como chefs de cozinhas. Ao final do curso todos recebem um certificado com direito a formatura e prêmios para os alunos destaques.

“O projeto Menino Gourmet conta com três funcionários contratados pela Casa do Bom Menino, através do financiamento do fundo, que são: uma supervisora, uma chef de cozinha e uma psicopedagoga. Do curso participam profissionais voluntários que ministram as aulas, junto como a chef de cozinha do projeto, com auxílio de outros chefs, donos de cafés e restaurantes, bem como professores do colégio Poli Brasil e da empresa de consultoria empresarial Master Plan, afirmou a supervisora do projeto Menino Gourmet da Casa do Bom Menino, Letícia Duque.
“Para nós é sempre um prazer muito grande poder fazer parte deste projeto. Nosso intuito é o cuidado com as pessoas, tendo em vista o seu desenvolvimento. Assim é nosso papel social, como o nome da empresa “Oji Papéis Especiais”, lidamos com situações especiais, ainda mais com uma oportunidade dessas de ajudar essas pessoas durante o curso. É uma atividade com poder de transformação”, comentou o Analista de Sustentabilidade da Oij Vieira Júnior.

“O projeto é importante porque proporciona aos jovens uma oportunidade de conhecerem uma possível área de trabalho e obterem um certificado, o que facilita para a colocação no mercado de trabalho, bem como amplia o repertório culinário, gustativo e da prática na cozinha, aprendendo novas formas de preparar um alimento, assim como, podendo gerar renda, uma vez que o objetivo este ano é aprender receitas práticas e fáceis que possam fazer em casa para vender”, afirmou Letícia.

Compartilhe