O Projeto

O Menino Gourmet é um projeto gerador de renda que visa associar de forma interativa e participativa a produção de alimentos por meio de oficinas teóricas e práticas que trabalham o desenvolvimento e a autonomia de crianças e adolescentes em contato com habilidades e competências básicas para a área da cozinha. O alimento servirá, portanto, como instrumento teórico-prático facilitador do despertar da curiosidade para o aprendizado, motivando a criatividade como um dos impulsos da produção do conhecimento e da compreensão das habilidades.

Justificativa

A competitividade, a exclusão social, a precariedade na educação dificultam o acesso dos jovens ao mercado de trabalho. E tendo em vista que as crianças e adolescentes acolhidos pela Casa do Bom Menino sofrem diretamente os efeitos desta exclusão social, nasce o projeto Menino Gourmet, oferecendo oficinas pedagógicas de panificação e culinária.

Histórico

O projeto Menino Gourmet nasceu no ano de 2012, tendo o objetivo de capacitar e profissionalizar jovens no setor da alimentação. Com o passar dos anos o projeto vem ampliando sua ações e público atendido, ultrapassando os muros institucionais, no oferecimento do curso para a população de baixa renda do município de Piracicaba. De 2012 a 2017, o projeto formou cerca de 150 alunos, que participaram de aulas práticas e teóricas. Uma outra grande conquista foi a inauguração no ano de 2015 de uma cozinha-escola altamente equipada para atender a necessidade dos nossos alunos, apresentando para estes o real funcionamento de uma cozinha industrial. O projeto tem sido bastante reconhecido pelos alunos, que manifestam prazer e desenvolvimento de suas habilidades na área da gastronomia. Tivemos ex-alunos contratados em empresas do gênero alimentício que tinham em seu currículo, apenas a experiência no curso do Menino Gourmet.

Perspectivas para 2018

Continuar oferecendo o curso Menino Gourmet para jovens externos à instituição, encaminhados pela rede sócio-assistencial. Para potencializar as ações de profissionalização e de inserção de adolescentes no mercado de trabalho, perspectivamos a contratação de um pedagogo que contribuirá com o desenvolvimento da aprendizagem voltado a essa população, que possuem, em sua grande maioria, um quadro crônico de defasagem escolar.

Objetivos

  • Despertar nas crianças, adolescentes o gosto pelo aprendizado, discutindo questões éticas, estimulando o raciocínio e a responsabilidade;
  • Estimular o empreendedorismo e preparo para o mercado de trabalho;
  • Desenvolver habilidades e competências básicas de higiene, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, comprometimento e educação financeira;
  • Criar condições adequadas para o desenvolvimento saudável, estimulando hábitos de vida, habilidades, talentos e potencialidades;
  • Desenvolver a sensibilidade sensorial para degustação e preparação de novas receitas, de forma a valorizar novos sabores e saberes;
  • Promover a geração de renda aos jovens e familiares motivando-os para o trabalho
  • Promover o resgate da auto-estima através do desenvolvimento pedagógico, buscando superar os efeitos da defasagem escolar;

Metodologia 1

Menino Gourmet Infantil: Oficinas lúdicas – gastronômicas direcionadas ao público estritamente infantil, contemplando crianças de 4 a 12 anos, com o intuito de despertar o gosto pela aprendizagem, associando de forma interativa e participativa à produção de alimentos e a nutrição. Através de uma ampliação em seu repertório culinário, cultural, social e sensorial, o alimento serve para estimular a aprendizagem em diferentes aspectos. Através do projeto, as crianças podem se desenvolver e minimizar os efeitos da defasagem educacional e social que a maioria carrega, oriundos de seu processo de exclusão, violência e discriminação social.

Metodologia 2

Curso Menino Gourmet: Oferecimento de aulas teóricas – práticas para os jovens, visando a capacitação e profissionalização através de um curso preparatório para o mercado de trabalho, dentro do setor da alimentação. O curso tem duração aproximada de seis meses, com direito a um certificado e formatura. As aulas teóricas são voltadas ao: marketing pessoal, trabalho em equipe, vendas, mercado de trabalho, atendimento ao cliente e empreendedorismo. Nas aulas práticas, os alunos tem a oportunidade de aprender novas receitas, tendo uma relação direta com os alimentos. Além disso, são oferecidos conhecimentos voltados a conservação de produtos e higiene.

Metodologia 3

Menino Gourmet Gerador de Renda: A equipe trabalha na produção de coffee break e encomendas de pães, tortas, petit four, salgados fritos e assados. A renda arrecadada é revertida para os integrantes, dividida conforme o desenvolvimento e dedicação de cada um.

Metodologia 4

Menino Gourmet Pedagógico: Através da promoção de espaços lúdicos e pedagógicos, individuais e coletivos, por meio de oficinas, jogos e atendimentos, buscaremos alcançar a superação da defasagem escolar e das dificuldades de aprendizagem dos atendidos no projeto. Assim, a pretensão é colaborar com a inserção e manutenção dos adolescentes no mercado de trabalho.

Café Cultural

Desde 2012, o projeto Menino Gourmet realiza um evento chamado Café Cultural, com o objetivo de arrecadar fundos para a instituição e apresentar os produtos para as pessoas da cidade e região. Neste evento, é oferecido um delicioso café da manhã produzido pelos próprios acolhidos, além de diversas atrações culturais, musicais e artística. O evento é noticiado em jornais e TV local, atraindo um público cada vez maior a cada ano.

O Projeto no dia-a-dia

Torta de Bolacha Maisena com Frutas: “As crianças auxiliaram na preparação da massa, a fim de aprenderem a consistência e o ponto exato para que não desse errado. Enquanto pré-assava a massa, as crianças prepararam o recheio, sendo que as meninas ficaram responsáveis pela lavagem e corte das frutas, os meninos fizeram os recheios. Todos ajudaram a montar as tortas e na limpeza da cozinha”.

Cortes de Carnes e Legumes: “Oficina de cortes com o professor Honda. Os adolescentes participaram com muita atenção nas dicas e principalmente no jeito de manusear a faca para não errar na hora do corte. Honda ensinou também a preparar o frango com os legumes cozidos e selados, no final os adolescentes montaram os pratos gourmet com o auxilio do professor”.

Aula Prática – Pães: “Os adolescentes neste dia aprenderam a elaborar vários tipos de pães, cada equipe ficou responsável de preparar um modelo. Fizeram pão recheado, pão com ervas, pão de cenoura com chocolate branco, pão de batata com catupiry e pão de mandioca com coco. A aula foi produtiva, houve muita interação entre os participantes e entre as equipes. O resultado foi sensacional, todos apreciaram os pães e elogiaram as demais equipes pelo trabalho”.

Aula Teórica Poli Brasil: “A Professora neste dia trabalhou o assunto de relacionamentos, explicando a diferença entre o relacionamento interpessoal e intrapessoal. Os adolescentes prestaram muita atenção, tendo momentos quais questionavam o que era dito, comparando com situações vivenciadas no dia a dia, principalmente os adolescentes que já tiveram uma experiência profissional”.

Depoimento dos participantes

Agradeço o Menino Gourmet, pois ele me tirou da rua e do caminho errado que eu estava. Agora eu consigo pensar em um futuro! Com este curso e com o que estou aprendendo, sei que no futuro posso estar em um restaurante e ter um lugar para chamar de trabalho.

L. 15 anos

Através do Menino Gourmet, consegui me conhecer melhor. Quem sou? Quem quero ser? O que quero para minha vida? Com esse curso consegui encontrar as respostas. O Mais gostoso de toda essa experiência foi que meu olhar para a vida se tornou melhor.

S. 16 anos

Aprendi muitas coisas com o Menino Gourmet, muitas receitas úteis para o mercado de trabalho. Aprendi a trabalhar em equipe e a me portar corretamente. Enfim, foi muito gratificante e uma ótima experiência.

J. 16 anos

Depoimento de Cliente Parceiro

Gostaria de formalizar os meus agradecimentos ao trabalho de vocês. Vocês não tem ideia do quanto o coffee foi elogiado não só pela qualidade, mas também pelo capricho nas bandejas. A propaganda foi feita sem muito esforço, todos que iam comendo automaticamente vinham nos perguntar onde tínhamos feito. Vale ressaltar que os salgados assados foram elogiados nos quatro coffees. Professores considerados mais “perfeccionistas” com relação a parte do coffee neste evento específico ficaram maravilhados de ver tudo fresquinho e tudo muito bem organizado e de maneira criativa nas bandejas. Eu particularmente, me encantei com o profissionalismo das crianças e com a atenção que elas nos deram, sem falar na Dona Graça qie é mesmo incrível Vocês estão de parabéns

Tammye Grassi Moraes – Graduanda de Ciências dos Alimentos – USP - 2012