Casa do Bom Menino lança livro de histórias de vida dos acolhidos pela instituição

Casa do Bom Menino lança livro de histórias de vida dos acolhidos pela instituição

O livro VENCEDORES surgiu de uma parceria realizada entre a Casa do Bom Menino, a UNIMEP e a UNISOL (Universidade Solidária). A união entre essas três instituições fez surgir um projeto de extensão que permitiu a presença de 15 bolsistas (estudantes universitários) atuando diretamente no contexto do Serviço de Acolhimento Institucional. A atuação desses estudantes, possibilitou o resgate das histórias de vida dos acolhidos, que junto à orientação de técnicos e educadores, transformaram essas histórias em um livro, dividido em dez capítulos, separados por temáticas que envolvem a complexidade e as questões cruciais que circundam o trabalho no Serviço de Acolhimento. As identidades das crianças/adolescentes foram preservadas no intuito de resguardar a proteção de cada acolhido que ainda se encontra no serviço. Para substituição dos nomes originais, utilizamos alguns personagens de histórias em quadrinhos, como super-heróis, ou até mesmo nomes que pudessem representar alguma característica marcante do protagonista (a criança ou adolescente que nos contou sua história).

Essa obra contribuirá de maneira significativa para que o leitor possa expandir um saber sobre o que representa ser uma criança e/ou adolescente em situação de vulnerabilidade no Brasil, aprimorando seus conhecimentos sobre a complexidade que envolve um Serviço de Acolhimento.

É uma honra realizar o lançamento desse livro, tão simbólico para os acolhidos e para os funcionários da Casa do Bom Menino. As histórias contadas neste livro, demonstram a beleza da existência humana em sua capacidade de vencer.

O lançamento da primeira edição do livro, acontecerá via recurso da USP. Será no dia 20/04, no auditório da Faculdade de Educação da USP – no Bairro Butantã em São Paulo.

Compartilhe